sábado, 26 de novembro de 2011

Ballet Itana Abreu e CEPAC promovem primeira palestra sobre Ballet da região.


http://www.uneb.br/guanambi/dedc/files/2011/07/Palestra-Sobre-Ballet-01.jpgNo sábado dia 09/07/11 a parceria entre a companhia de Ballet Itana de Abreu coordenado pela Profª. Itana de Abreu e o Campus XII da Universidade do Estado da Bahia através do Centro de Extensão e Pesquisa Artístico Cultural – CEPAC, coordenado pela Profª. Ana Cláudia de Oliveira Freitas rendeu mais um belíssimo fruto, a primeira palestra voltada ao Ballet da região. Esta teve como tema: A importância do Ballet na formação cultural e no processo de desenvolvimento psicomotor das crianças.

profª. Camila de Almeida Menezes
profª. Camila de Almeida Menezes

A parceira entre o Ballet Itana de Abreu e o CEPAC do Campus XII tem se fortalecido e suas ações tem se tornado uma constante em nossa região. Segundo Ana Cláudia “ações como esta palestra visam dar ao Ballet a importância cultural, social e de formação cultural que de fato ele tem.”
Como palestrante foi convidada a Profª. Camila de Almeida Menezes, esta possui graduação em Dança pela Universidade Federal da Bahia, é mestranda em Dança pela Universidade Federal da Bahia e professora da Escola de ballet do teatro Castro Alves e da Ebateca Costa Verde. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Coreografia, e ainda é graduanda do curso de Direito na Unijorge.
Com tantas credenciais a profª. Camila, proferiu uma brilhante palestra desmistificando as características do ballet. Afirmou que o ballet não é só para ricos, assim como não é só para meninas, explicou o contexto histórico desta arte e sua criação e função no desenvolvimento cognitivo e cultural da criança/praticante, assim como o compromisso e responsabilidade deste.

Alunos da Escola de Ballet Itana Abreu e Profª. Camila Menezes
Alunos da Escola de Ballet Itana Abreu e Profª. Camila Menezes

Segundo a profª. Camila o método utilizado pela profª. Itana de Abreu em sua escola de ballet é o mesmo utilizada por ela e pela Royal Academy of Dance em Londres, este tem como base o Inglês e Frances, o que gera também a necessidade do desenvolvimento destas duas línguas pelos praticantes.
Ao final da Palestra a profª. Camila enfatizou a importância da sintonia entre o professor de ballet e a família, uma vez que este é um “orientador que cria laços de respeito e afeto, pois o ballet é amor.”
A palestra foi destinada aos familiares e interessados nesta fina arte clássica e enfocou o esclarecimento das principais dúvidas. Esta contou ao final com um momento aberto ao público presente que pode fazer suas perguntas diretamente à profª. Camila.
Após a palestra os alunos do Ballet Itana Abreu retornaram à escola para o exame de avanço de grau. Confira uma amostra do aquecimento dos bailarinos no vídeo abaixo.